Para dar início comentamos alguns textos das unidades 17: Estilística e 18 Coerência Textual. Foram feitas algumas observações sobre estilos, dialeto e idioleto, recursos expressivos ligados ao som e à palavra, coerência nos textos verbais e não verbais, bem como a unidade de sentidos de um texto.
Após as cursistas apresentaram as atividades do Avançando na prática, na qual fizeram comentários e trocas de experiências.
Na sequência solicitei que fizessem a seguinte produção
Após apresentei o significado real das palavras:
Muxuango-Caipira
Hemeneuta-Pessoa entendida em leis
Vituperado- Difamado, mal-falado
Defenestração- Jogar alguém ou algo pela janela
Perfunctório- Algo superficial
Falácia- Mentira
Ignóbil- Desprezível
Sibilino- Enigmático, incompreensível
Uxoricídio- Matar a esposa
Apoplexia- Paralisia cerebral
Para dar continuidade analisamos o texto publicitário abaixo sobre os seguintes aspectos:
-Como a coerência textual é construída a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto;
-Relacionar os sentidos construídos pela linguagem verbal e pela não verbal;
-Associar suas análises aos conceitos já desenvolvidos nas atividades anteriores;
-Observar os efeitos de sentidos como um todo e depois analisar cada parte e como elas se articulam na unidade textual.
Após construímos um cartaz com o resumo das observações do grupo.
Para finalizar as cursistas fizeram uma avaliação oral da oficina, devido o tempo que já estava ultrapassado. Então comentaram que o que mais gostaram na oficina, foi de desenvolver o texto com a maioria das palavras desconhecidas, fazendo com que perdessem um pouco o medo de escrever. Citaram também as atividades do Avançando na Prática, que consideram válido o momento da troca de ideias, dificuldades e experiências.
Auto –Avaliação
Estou desenvolvendo as oficinas conforme a nossa realidade, ou seja, elas não acontecem quinzenais, pois com o atraso das aulas, devido as paralisações que ocorreram, estamos com muito conteúdo e aulas atrasadas e como nossos encontros, acontecem durante a semana por sugestão das cursistas e da Secretária de Educação, não estamos conseguindo desenvolver as atividades na prática e até mesmo ler os TPS no tempo que deveria acontecer.Estou encontrando dificuldades de permanecer atualizada no blog da minha cidade, que criamos juntamente com a área de matemática, no meu email, bem como no blog da turma, porque ainda não tenho internet em casa e muito pouco tempo para me deslocar até a prefeitura para realizar as atualizações.
Venho desenvolvendo as oficinas com muito gosto porque a professora A ya nos contaminou com sua motivação e técnicas desafiadoras que fazem minhas cursistas se sentirem bem e gostarem do Programa Gestar.
Espero estar conseguindo colaborar um pouco para a melhoria do processo ensino aprendizagem dos alunos, bem como contribuindo para o aperfeiçoamento da autonomia das cursistas nas suas práticas pedagógicas.
Procuro durante as oficinas ouvir a todas, tentando solucionar dúvidas, incentivá-las e sistematizar o conhecimento, sempre dando abertura para comentários e questionamentos sobre o assunto que está sendo visto.
Acredito estar fazendo um bom trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário