terça-feira, 27 de abril de 2010

7ª Oficina de Português (24/08/09)

Iniciamos a oficina, fazendo a leitura e comentários de alguns textos das Unidade 15 e 16 do TP4.Achando importante destacar alguns trechos das leituras feitas:
“Lembramos, mais uma vez, a importância das perguntas dos próprios alunos, nesse processo de criação de habilidades leitoras. Estimulá-los a se fazerem perguntas e perguntar aos colegas é um rico expediente para apurar a leitura e orientar o professor quanto aos procedimentos de leitura de seus alunos.”
“Muitos acreditam que ser escritor é um dom que cada pessoa desenvolveria naturalmente e que, mesmo sem a intervenção de alguém, de um professor, escreveria bem. Esse fato leva as pessoas a pensarem que somente aqueles que nasceram com essa vocação poderiam se tornar bons escritores de textos literários e/ou de outros textos.”
“...O que importa é que as profissões e as funções da comunicação escrita se multiplicaram e que , portanto, não somente os escritores ficcionais e poetas precisam aprender a escrever e ter experiências orientadas na escola, mas todos precisam aprender a escrever para lidar com as diferentes práticas da cultura escrita, estejam elas presentes no nosso cotidiano ou sejam necessárias ao desempenho de diferentes tarefas relacionadas ao nosso trabalho.”
Em seguida as cursistas entregaram as atividades do Avançando na Prática, na qual fizeram comentários sobre as dificuldades que encontraram em desenvolvê-las e trocas de experiências.


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela
Catiane Soares

Assistimos então o filme: Narradores de Javé.
Comentamos as questões da religiosidade, a importância da escrita, da oralidade, bem como os gêneros textuais que o filme aborda e que com isso podemos trabalhar.
Após planejamos algumas aulas para trabalhar o filme.
Tema da aula: Uma única história contada de diferentes maneiras.
Objetivo: Perceber os gêneros textuais existentes no filme.
Turma: 8ª série
Tempo de Duração: 5 períodos
Metodologia: Através da interação entre as histórias do filme com a história da vida dos alunos.
Recursos Didáticos: DVD,TV
Atividades:
*Relatório sobre os aspectos mais importantes do filme.
*Criar uma carta para que a cidade não seja inundada.
*A partir da fala de uma pessoa mais idosa da comunidade, produzir um memorial.

Para finalizar fiz um breve comentário sobre as próximas unidades do TP5, que como tema abordam a tessitura do texto, nos aspectos de construção de sua coerência.

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela

OBS: Devido a paralisação das aulas e por estarmos todos em alerta por motivo da gripe A (H1N1), realizamos esta oficina com atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário