quinta-feira, 6 de maio de 2010

16ª Oficina de Português (05 de dezembro de 2009)

Comentários do TP2 Unidades 5 e 6.


 

Avançando na prática


Escreva uma história infantil fazendo alusão a outras histórias.


Lúcio e suas histórias

Morava em um belo bosque, um sapo muito esperto, chamado Lúcio. Ele se destacava perante os outros bichos pelas brilhantes histórias que contava.

Certo dia, Lúcio reuniu a bicharada para contar mais uma das suas imaginações.

-Saibam vocês -disse Lúcio -há muitos e muitos anos atrás, em uma bela casa de chocolates, repleta de doces, morava uma menina que adorava aprontar com seus coleguinhas, ela era uma menina "arteira", dizia a mãe. Morava com seus pais, era filha única e era super-protegida, tornando-se assim uma adulta raivosa e rancorosa.

Quando seus pais morreram ela ficou morando só na bela casa.

Numa dessas tardes de verão , apareceu em sua residência uma menina com uma cesta de doces. Esta havia se perdido e vendo aquela bela casa resolveu chegar mais perto para conferir se eram chocolates verdadeiros que haviam lá.

A mulher vendo a menina perto de sua casa, chamou o porquinho Heitor, que ela adestrava como cão para proteger sua casa e ordenou que mordesse a menina.

A menina correu rapidamente e conseguiu escapar de Heitor,mas acabou perdendo sua toquinha vermelha .Com tudo isso a menina achou o caminho de volta para sua casa.

Porém a mulher malvada permaneceu só e infeliz morando na casa que todos almejavam ter.

-Gostaram da história? Disse Lúcio.

Todos que ali estavam responderam que sim, somente o lobo que ouvira a história mais de longe fez sinal com sua cabeça que não.

E gritou:

-Lúcio vê se da próxima vez põe lobo mau nas suas histórias!

CLAUDIANA 7ª SÉRIE


 


 



 


 


 

Tp2 Unidades 7 e 8- Comentários


 

Interpretação da Charge de Quino

A- Podemos afirmar que a cena é doméstica. O que nos garante que a biblioteca é particular, parte de uma casa?

A cena parece doméstica, pois o personagem está de roupão. A casa é luxuosa: a biblioteca parece enorme, a poltrona parece cara, assim com o roupão.

B- Que personagens aparecem na charge? Que papéis tem no cenário?

Duas personagens: Um homem de colete que aparenta ser um mordomo fiel e outro que está usando roupão,é gordo representando um chefe egoísta.

C- Imaginando-se as ótimas condições financeiras do proprietário, pode-se conceber que falte na casa uma escada? Que significado você atribui a posição do empregado?

O empregado serve de escada para seu patrão, ou seja: o patrão, para subir e pegar um livro, pisa no empregado. Isto representa que para muitos patrões é natural essa função subalterna.

D-O Patrão tira um livro de estante.

a) Que importância tem o título para o sentido da charge?

O interessante é o fato de que o patrão está tirando para ler um livro sobre Karl Max, o principal formulador do comunismo, teoria que estuda as lutas de classes e propõe a igualdade social.

b) Que figura de linguagem o autor usou na charge?

A ironia que está presente na escolha do livro.


 

Produção de texto


 


 

Faça com seus colegas um bilhete ou cartão, dirigido ao patrão, comentando sua atitude. Pode ser uma argumentação contra ela, ou um comentário irônico em torno dela. Lembrem-se, deve ser um texto curto e com as formalidades do gênero escolhido.


 


 


 


 


 

Olá Seu Alfredo!

Tive observando em sua casa, que talvez esteja faltando uma escada. Caso você resolva comprar uma, apareça em nossa loja.

Luís Miguel

Loja Subindo na Vida


 


 


 

Caro Patrão

Depois de passar longos anos, logo abaixo de seus pés, tirarei as tão esperadas férias em uma clínica de tratamento intensivo para tratar do corpo e da mente.

PS: Deixarei a conta embaixo da sua nova escada.


 

Assinado:O Mordomo Fiel 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário