Comentários sobre o TP1 Unidades 3 e 4.
Avançando na prática
Fizemos o plano de uma atividade de leitura do texto A Língua, relacionada com o assunto da unidade, ou seja, a intertextualidade, e ainda uma produção de texto.
PERGUNTAS PARA ORIENTAR A INTERPRETAÇÃO DOS ALUNOS
a) Você já ouviu falar em fábulas? Quais são as suas conhecidas? Você sabe quando um texto é uma fábula?
b)Quais são as diferenças desta fábula em relação às fábulas mais comuns?
c) Como se contrastam as personagens da história?
d) Em que parte do texto aparece a moral?
e) A personagem que finaliza a fábula é, pela tradição, adequada para ter a fala final?
SUGESTÃO PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DOS ALUNOS
Os alunos de 5ª e 6ª séries poderão produzir uma fábula moderna e em seguida criar um álbum com as histórias, podem também fazer ilustrações para criar a intertextualidade com os escritos.
As turmas de 7ª e 8ª séries poderiam assistir o filme Central do Brasil e após analisar o longo processo de transformação da professora aposentada Dora, a partir de uma dolorosa substituição gradual de pontos de vista.
Depois do debate sobre o filme, os alunos podem fazer um cartaz de propaganda, convidando as famílias a verem o filme.
Outra sugestão seria de escolher uma fábula e reescrever em forma de paródia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário