quinta-feira, 6 de maio de 2010

15ª Oficina de Português (30 de novembro de 2009)

Comentários sobre o TP1 Unidades 3 e 4.

Avançando na prática



 


 


 


 


 


 




 


 


 


 


 

Fizemos o plano de uma atividade de leitura do texto A Língua, relacionada com o assunto da unidade, ou seja, a intertextualidade, e ainda uma produção de texto.

PERGUNTAS PARA ORIENTAR A INTERPRETAÇÃO DOS ALUNOS

a) Você já ouviu falar em fábulas? Quais são as suas conhecidas? Você sabe quando um texto é uma fábula?

b)Quais são as diferenças desta fábula em relação às fábulas mais comuns?

c) Como se contrastam as personagens da história?

d) Em que parte do texto aparece a moral?

e) A personagem que finaliza a fábula é, pela tradição, adequada para ter a fala final?

SUGESTÃO PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DOS ALUNOS

Os alunos de 5ª e 6ª séries poderão produzir uma fábula moderna e em seguida criar um álbum com as histórias, podem também fazer ilustrações para criar a intertextualidade com os escritos.

As turmas de 7ª e 8ª séries poderiam assistir o filme Central do Brasil e após analisar o longo processo de transformação da professora aposentada Dora, a partir de uma dolorosa substituição gradual de pontos de vista.

Depois do debate sobre o filme, os alunos podem fazer um cartaz de propaganda, convidando as famílias a verem o filme.

Outra sugestão seria de escolher uma fábula e reescrever em forma de paródia.


 



 


 


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário