quinta-feira, 6 de maio de 2010

12ª Oficina De Português ( 05/11/09).

Para iniciar refletimos e discutimos os temas das unidades 23 e 24 do TP6: O processo de produção textual: revisão e edição, e ainda a literatura para adolescentes, refletindo sobre como avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes lêem, as tendências principais na produção de uma literatura para adolescentes, os critérios de seleção e o desenvolvimento de atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

Na sequência fizemos o momento da troca de experiências do Avançando na Prática.


 


 


 





 


 


 



 


 





 


 



 

Na seqüência apresentei diferentes obras literárias, para juntas analisarmos qual a melhor forma de motivar os alunos para leitura das mesmas.

Dentre os livros estavam Menino de Asas de Homero Homem, O Seminarista de Bernardo Guimarães, A Marca de Uma Lágrima de Pedro Bandeira, As Aventuras do Avião Vermelho de Érico Veríssimo, O Cortiço de Aluisio de Azevedo, Olhai os Lírios do Campo de Érico Veríssimo, A Ilha Perdida de Maria José Dupré.

Após a apresentação dos livros para as cursistas, discutimos a qualidade de cada obra, sua adequação para a série, bem como formas de conquistar os alunos para a leitura, ou seja motivações para lerem.

Algumas das ideias motivadoras seria:

←Do livro A Ilha Perdida falar aos alunos sobre os personagens principais Eduardo e Henrique, meninos fortes, valentes, espertos, que sabiam remar e nadar e nas férias resolveram fazer uma aventura...deixar um suspense.(7ªSÉRIE)

←A Marca de uma Lágrima pode ser instigado o título e a capa com perguntas reflexivas ou até mesmo para relatar na escrita como forma de disputa, na qual os alunos entregariam para a professora as respostas e após a leitura da obra premiaria quem tivesse acertado, como por exemplo: O que a menina tanto escreve? O que o título "A Marca de uma Lágrima" quer dizer? Quem são aquelas pessoas que estão atrás da garota? Por que estão brigando? (8ªSÉRIE)

←As Aventuras do Avião Vermelho, de Érico Veríssimo, confeccionar um avião e colocar nele o título do livro, para expor na sala de aula antecipadamente e durante as aulas pedir que comentem sobre o mesmo. O que acham que ele significa? Por que está na sala?


 


 

Para que serve um avião? O que são aventuras? Os alunos poderão relatar algumas aventuras que já vivenciaram. (5ªSÉRIE)

←O Seminarista de Bernardo Guimarães, O Menino de Asas de Homero Homem e Zezinho o dono da Porquinha Preta de Jair Vitória dentre outros que alguns alunos já tenham conhecimento ou já tenham lido. Pedir que façam grupos por livro, ou seja, quem já leu O Seminarista senta num grupo, quem leu o Menino de Asas no outro e assim por diante. Após confeccionarão cartazes expositivos, com o objetivo de fazer uma propaganda sobre os livros para em outro momento fazer uma explanação no grande grupo.

←Olhai os Lírios do Campo de Érico Veríssimo falar sobre a vida do autor, que é um dos mais importantes escritores brasileiros.

Assistir o filme Olhai os Lírios do Campo, comentá-lo e falar sobre a obra instigando sobre quais as possíveis semelhanças, diferenças e até mesmo igualdades...


Nenhum comentário:

Postar um comentário