terça-feira, 4 de maio de 2010

11ª Oficina (26/10/09 ).

Esta primeira oficina do TP6 tem como objetivo identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos.

Fizemos alguns comentários da unidade 21, que focaliza a argumentatividade que, em sentido mais restrito, corresponde a uma organização textual que tem por finalidade específica convencer o leitor ou persuadir o interlocutor a respeito de alguma ideia ou comportamento.

Comentamos também algumas questões da unidade 22 que aborda o planejamento da produção textual.


 


 

Na sequência fizemos oralmente um relatório das aulas que trabalhamos as atividades do Avançando na Prática, do qual todas falam que estão gostando de desenvolver, pois os alunos sentem-se motivados e estão perdendo o medo de escrever.

Textos e fotos dos alunos trabalhando com os materiais confeccionados na oficina anterior ( figuras para texto coletivo, jogos de sinônimo e antônimo, uso dos porquês, e outros de gramática).





 

Em seguida desenvolvemos um crônica a partir do trecho abaixo,de Moacyr Scliar, publicado em O Imaginário Cotidiano.


 


 


 


 


 


 



 



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Enquanto produzíamos o texto uma cursista fez o relato dos elementos de planejamento e revisão que ocorreram durante a escrita do restante do texto.



 

Após a leitura do texto produzido, a cursista apresentou suas anotações sobre os procedimentos e tomadas de decisões produzidos durante a escrita do texto.

Fizemos ainda um planejamento sobre a utilização desse texto em sala de aula. (Que procedimentos utilizar? É possível utilizar algumas das estratégias identificadas durante a escrita do grupo para o trabalho com a escrita em sala de aula?)




 



 

Para finalizar solicitei as cursistas que lessem as próximas unidades, pois enfatizam uma grande preocupação que todas sentem, de como despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.


 


 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário