terça-feira, 4 de maio de 2010

9ª Oficina ( 05 de outubro de 2009 )


 

Iniciamos a oficina com comentários das unidades do TP5 (Unidade19: Coesão Textual, Unidade 20: Relações Lógicas no Texto) que haviam lido em casa.

Na sequência as cursistas relataram as atividades do Avançando na Prática.



 

a) Que produto o texto está anunciando?

Um residencial com serviços.


 

b) Que relação está sendo excluída, negada?

A relação de uma pessoa com a máquina de lavar.


 

  1. Que expressões são usadas para marcar essa negação?

"...chegou ao fim", " Você nunca mais...", "...acabou".


 

  1. Que expectativas cria essa negação no leitor?

De alguém que está sendo abandonado.


 


 


 


 

  1. Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra?

Serve para orientar a compreensão do texto.


 

  1. Como aparece a coesão inter-relacionando texto verbal e visual no anúncio?

A coesão está inter-relacionando a simplicidade do bilhete e a formalidade do anúncio.


 


 

As cursistas apresentaram então seus textos:


 

AQUI JAZ: MÁQUINA DE ESCREVER...





 

CHEGOU SUA MEMÓRIA DIGITAL

Com um processador de alta capacidade para armazenamento de dados, portátil e ótimo amigo nas horas de solidão...

Processadores Intel Cerelon


Você pode confiar!


 


 

Aline e Dóris.


 


 

Para concluir solicitei às cursistas que lessem as primeiras unidades do TP6 que serão dedicadas à revisão de um texto. O que cabe revisar em um texto?Como torná-lo mais adequado a seu objetivo?

Refletimos um pouco sobre o assunto.


 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário