terça-feira, 27 de abril de 2010

4ª oficina de Português - 18 de junho

Para iniciar lemos e refletimos a mensagem: “Procuro professores”.
Após as cursistas entregaram as atividades desenvolvidas com os alunos e relataram as dificuldade encontradas, os resultados positivos e negativos, bem como objetivos alcançados.
Atividades.

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


Para dar continuidade refletimos juntas a respeito dos conceitos da Unidade11: Tipos Textuais e Unidade 12: A Inter-Relação Entre Gêneros e Tipos Textuais.
Durante essas reflexões na Unidade 12 desenvolvemos a Atividade 9.
Leitura do texto:
Balas para o crescimento.
Apresentação: Balas coloridas.
Composição: cada bala contém ingredientes com grande dose de amizade, amor, beleza, caridade, esperança, fé, fraternidade, humildade, companheirismo e outras virtudes.
Informação ao paciente: Deve ser mantido ao alcance de crianças, velhos e adultos, para ser usado sempre que necessário.
Indicações:
Bala rosa – canaliza para você a simpatia das pessoas à sua volta.
Bala branca – acalma a agitação interior, neutraliza as energias negativas e garante a paz.
Bala vermelha – combate o desânimo.
Bala verde – é antídoto para quando estiver aborrecido e magoado.
Bala amarela – abre a mente para solucionar problemas.
Bala azul – acalma, reforça o bem estar e o sossego.
Efeitos colaterais: pode causar dependência.
Reações adversas: durante o tratamento, o paciente poderá apresentar sintomas de bem-estar e verificar que está se tornando uma pessoa melhor.
Validade: agora e sempre.

Questões, comentários e comparativos com o gênero bula de remédio.
1-Enumere as diversas seções que compõem o texto.
Apresentação,composição, informações ao paciente,indicações,efeitos colaterais,reações adversas, validade.
2-Identifique, entre textos que compõem sua vivência, outros textos que apresentam seções semelhantes. Como se chamam? Para que servem?
São bulas de remédio e servem para informar e instruir pacientes a respeito do uso de medicamentos.
3-Que propósitos comunicativos você encontra em textos desse gênero?
São bulas de remédio que servem para esclarecer, informar e instruir.
4-Apesar dessas semelhanças, que diferenças você poderia assinalar entre esse texto e outros textos de gênero semelhante?
Os temas se diferenciam.
5-Você poderia dizer que não se trata do mesmo gênero textual? Por quê?
Não se trata do mesmo gênero textual porque além dos temas serem diferentes o texto “Balas para o crescimento.” tem como finalidade convencer o ouvinte ou leitor das qualidades do produto, podendo ser considerado um gênero publicitário.

Lemos em seguida o texto: A pesca

De oficina de portugues


Como sugestão de atividade as cursistas poderiam reescrever o texto em:
• Prosa narrativa;
• Prosa descritiva;
• Prosa injuntiva;
• Prosa dissertativa argumentativa;
• Prosa dissertativa expositiva.

A PESCARIA DE LUCAS
Certo dia de céu azul, na estação do verão, Lucas pediu para sua mãe se podia ir até o riacho, próximo de sua casa para pescar.
Sua mãe deixou e Lucas rapidamente preparou seus apetrechos de pesca e se foi.
Chegando na beira do riacho, o garoto arrumou seu anzol com uma minhoca de isca e largou na água. Aquele silêncio estava propício para a pesca e não demorou muito tempo para a felicidade de Lucas acontecer, um peixe abocanhou seu anzol.
O garoto vibrou de alegria, tirou seu peixe, colocou-o em um balde que havia levado junto e continuou por mais um tempo sua pescaria.

Em seguida lemos e fizemos alguns comentários sobre o texto: “Salário Mínimo”, de Jô Soares.

Constatamos após a leitura do texto “ Salário Mínimo” que o mesmo apresenta termos oriundos do ambiente escolar: “...eu não vou dizer aqui, porque outro dia eu disse esse nome no recreio e a professora me deixou de castigo.”, “O meu pai...”, “ Quando eu crescer...”. Porém apresenta um conhecimento lingüístico elevado ao nível escolar,bem como um conhecimento amplo do assunto. Possui também críticas e ironias que normalmente não são usadas por crianças.
Concluímos que trata-se de um texto humorístico devido algumas expressões usadas, no qual apóia sua ironia na intertextualidade entre gêneros.


Para concluir as cursistas fizeram uma avaliação do encontro.

Gostamos do encontro por se tratar de Tipos Textuais e da Inter-Relação entre Gêneros, pois se trata de um assunto interessante que leva o aluno a perceber e diferenciar as sequências tipológicas, porém constatamos que devido a realidade que estamos inseridos algumas atividades tornam-se complexas e difíceis de desenvolver com os alunos. Para tanto é necessário fazer algumas adequações nas mesmas e assim tentar desenvolvê-las.

Ao finalizar fiz o seguinte comentário, para que refletissem para a próxima oficina:
Tratamos, nestas unidades, da classificação de gêneros e tipos textuais. Esse tema nos leva a refletir sobre o aspecto cultural da linguagem e as práticas sociais que se constroem pelo uso da linguagem. Chamamos a isso de letramento. O que essa palavra traz à sua mente? O que sua intuição diz a respeito desse termo? Como você acha que leitura, escrita e letramento se relacionam? Se quiser, procure alguns textos a respeito de letramento, pois será o tema de nossas próximas unidades.
Como tema solicitei que lessem o TP4.
De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário