terça-feira, 27 de abril de 2010

5ª Oficina de Português ( 04 de julho de 2009)

Para iniciar as cursistas fizeram a apresentação das atividades do Avançando na prática, com comentários positivos e negativos,..

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De oficina de portugues


De oficina de portugues


Para dar sequência comentamos e refletimos sobre alguns textos do TP4 Unidade 13 ( Leitura, escrita e cultura),bem como fizemos a Atividade1, que tinha como objetivo “ Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.”

ATIVIDADE
Após interpretamos oralmente as questões sobre os depoimentos de Patativa do Assaré, quanto as suas práticas de leitura e Paulo Freire de como aprendeu a escrever.
Lemos o texto Ampliando nossas referências
1-De como se constitui a questão...
Fizemos alguns comentários a respeito do “letramento” que a autora fala.
Continuamos com a Unidade 14( O processo da leitura), comentando os seguintes objetivos: *Reconhecer texto e leitor como criadores de significados; *Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura; * Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
Em seguida reformulamos e adequamos a exploração do poema: Cidadezinha Qualquer para desenvolvermos na prática.
De Gestar II Tenente Portela


3- Leia você o poema, para toda a turma. Não se esqueça de preparar a leitura...

4- Ouça a opinião deles sobre o poema: gostaram ou não; é difícil ou não; é simples ou não,...
5- Incentive-os a dizer o que sentiram e entenderam, do poema.
6- Reescreva o texto com outros adjetivos e substantivos, dando sentido ao texto.
7- Conte os versos e as estrofes.
8- Convide os alunos a prepararem a leitura do poema em voz alta.

9- Procure outros poemas que apresentam cidades como tema.

10- Nesse momento, o aluno deve sentir-se preparado para opinar sobre cidades, o que elas podem apresentar de bom e de mau; qual seria a cidade de seus sonhos. Podem estar prontos para escrever sobre sua cidade, ou outra para a qual adorariam ir.
As cursistas prepararam então, a leitura do poema em voz alta.

Como tema propus que fizessem um Memorial, ou seja, um texto narrativo que contempla a trajetória de quem escreve.Um memorial de leitor(a), buscando suas referências iniciais sobre leitura e alfabetização, suas memórias sobre o contato com os textos de sua infância...
As cursistas preferiram fazer a avaliação oralmente, lembrando que estão gostando do curso, porém acham pouco tempo para desenvolver o Avançando na prática, bem como ler todo material solicitado e fazer a produção agora encaminhada.
Para finalizar propus que pensassem também como tema, no projeto que almejam para o ano de 2010, pois na próxima oficina começaremos a relatá-lo.

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário