Para iniciar as cursistas fizeram a apresentação das atividades do Avançando na prática, com comentários positivos e negativos,..
De Gestar II Tenente Portela |
De Gestar II Tenente Portela |
De Gestar II Tenente Portela |
De Gestar II Tenente Portela |
De Gestar II Tenente Portela |
De Gestar II Tenente Portela |
De Gestar II Tenente Portela |
De Gestar II Tenente Portela |
De oficina de portugues |
De oficina de portugues |
Para dar sequência comentamos e refletimos sobre alguns textos do TP4 Unidade 13 ( Leitura, escrita e cultura),bem como fizemos a Atividade1, que tinha como objetivo “ Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.”
ATIVIDADE
Após interpretamos oralmente as questões sobre os depoimentos de Patativa do Assaré, quanto as suas práticas de leitura e Paulo Freire de como aprendeu a escrever.
Lemos o texto Ampliando nossas referências
1-De como se constitui a questão...
Fizemos alguns comentários a respeito do “letramento” que a autora fala.
Continuamos com a Unidade 14( O processo da leitura), comentando os seguintes objetivos: *Reconhecer texto e leitor como criadores de significados; *Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura; * Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
Em seguida reformulamos e adequamos a exploração do poema: Cidadezinha Qualquer para desenvolvermos na prática.
De Gestar II Tenente Portela |
3- Leia você o poema, para toda a turma. Não se esqueça de preparar a leitura...
4- Ouça a opinião deles sobre o poema: gostaram ou não; é difícil ou não; é simples ou não,...
5- Incentive-os a dizer o que sentiram e entenderam, do poema.
6- Reescreva o texto com outros adjetivos e substantivos, dando sentido ao texto.
7- Conte os versos e as estrofes.
8- Convide os alunos a prepararem a leitura do poema em voz alta.
9- Procure outros poemas que apresentam cidades como tema.
10- Nesse momento, o aluno deve sentir-se preparado para opinar sobre cidades, o que elas podem apresentar de bom e de mau; qual seria a cidade de seus sonhos. Podem estar prontos para escrever sobre sua cidade, ou outra para a qual adorariam ir.
As cursistas prepararam então, a leitura do poema em voz alta.
Como tema propus que fizessem um Memorial, ou seja, um texto narrativo que contempla a trajetória de quem escreve.Um memorial de leitor(a), buscando suas referências iniciais sobre leitura e alfabetização, suas memórias sobre o contato com os textos de sua infância...
As cursistas preferiram fazer a avaliação oralmente, lembrando que estão gostando do curso, porém acham pouco tempo para desenvolver o Avançando na prática, bem como ler todo material solicitado e fazer a produção agora encaminhada.
Para finalizar propus que pensassem também como tema, no projeto que almejam para o ano de 2010, pois na próxima oficina começaremos a relatá-lo.
De Gestar II Tenente Portela |
De Gestar II Tenente Portela |
Nenhum comentário:
Postar um comentário