terça-feira, 27 de abril de 2010

6ª Oficina de Português - 24 de julho

Para dar início lemos e refletimos sobre a mensagem: Que Deus te cuide!
Na sequência as cursistas solicitaram um tempo para terminarem o Memorial que já haviam iniciado em casa.
Foram então apresentados os Memoriais pelas cursistas.

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela

De Gestar II Tenente Portela


Após as cursistas entregaram e comentaram as atividades do Avançando na Prática, contemplando desde o planejamento da atividade até a avaliação.

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela



De Gestar II Tenente Portela


Em seguida iniciamos a construção do projeto que será único nas escolas devido ao número de participantes.


PROJETO: LER É BOM , EXPERIMENTE!
Tema: Leitura
Problemática: Os alunos lêem pouco e devido a isso possuem um vocabulário pobre que afeta a oralidade e a escrita.
Fundamentação teórica :De acordo com Raul Brandão: “ Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas idéias,novas pessoas...”
Clarice Pacheco diz: “ Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
Que é ter um livro nas mãos...”
Carlos Drummond de Andrade aborda: “ A leitura é uma fonte inesgotável de prazer...”
Voltaire cita: “ A leitura engrandece a alma.”
Objetivo Geral: Desenvolver no aluno o hábito de leitura, para que o mesmo amplie seus conhecimentos e com isso aprimore sua fala e escrita.
Objetivos específicos:
*Usar métodos criativos que desperte a curiosidade na leitura;
*Apresentar diferentes tipos textuais;
*Despertar o interesse nos alunos sobre assuntos da atualidade;
*Incentivar o aluno na busca de leituras;
*Desenvolver no aluno a expressão oral e escrita.
* Confeccionar um Jornal Escolar;
*Realizar o Concurso Soletrando Municipal

Metodologia:
1-Leitura oral de livros pelo professor (um capítulo por aula).
2-Leitura individual e coletiva de diferentes gêneros textuais.
3-Pesquisas na Internet de assuntos da atualidade.
4-Produção textual a partir de leitura de imagem, trechos textuais, notícias de jornais,entre outros.
5-Confecção de um jornal com notícias, produções e relatos que acontecem nas escolas.
6-Realização do concurso Soletrando Municipal


Cronograma: De março a dezembro de 2010
De Gestar II Tenente Portela


Equipe de trabalho: Este projeto será desenvolvido pelos professores de português, informática e educação artística com os alunos do 6º ao 9ºano das nossas escolas municipais.
Avaliação: Os alunos serão avaliados durante este período através da oralidade e escrita.

“ Leite, leitura
letras, literatura,
tudo o que passa,
tudo o que dura
tudo o que duramente passa
tudo o que passageiramente dura
tudo, tudo, tudo
não passa de caricatura
de você, minha amargura
de ver que viver não tem cura.”
Paulo Leminski
Lemos em seguida um texto do TP4 unidade 15 do Ampliando nossas referencias: Por que meu aluno não lê?
Fizemos ainda as questões propostas sobre o texto:
01)
A) Esse titulo cria em você interesse em sua leitura? Por quê?
Sim, porque enfrentamos este problema diariamente e procuramos encontrar respostas para o mesmo.
B) Indique algumas razões pelas quais os nossos alunos lêem tão pouco, ou não lêem.
A falta de incentivo da família, de interesse, de cultura, de acesso, entre outros.

02) Depois de ler o texto, sua expectativa quantos às questões que abordaria foi satisfeita? Justifique.
Até certo ponto sim, pois algumas questões foram esclarecidas sobre o processo da leitura.

03) No segundo parágrafo, a autora informa as questões que ela não vai abordar.
A) Quais são elas?
As questões de macroestrutura como aspectos sociais, econômicos e culturais.
B) Podemos dizer que, no final do texto, aparece, em síntese, a razão pela qual a autora optou por trabalhar outras questões. Qual é essa razão?
A autora considera que podemos atuar no sentido de oferecer mão professor melhores condições profissionais, de conhecimento, para que ele saiba atuar com mais competência para o desenvolvimento de leitores.


04) A que tipo de texto o trecho de Bellenger parece referir-se especialmente? Justifique.
Bellenger parece estar se referindo sobre tudo a leitura literária, que provoca evasão, o acionamento do imaginário, um envolvimento emocional.


05) Por que, na opinião da autora a leitura em sala de aula não tem relação com o que descreveu Bellenger?
A leitura em sala de aula não tem escolha pessoal e um envolvimento da pessoa, ela acontece num lugar inadequado, com textos sem sentido, com objetivos insustentáveis para o aluno.


06) O texto apresenta, implicitamente, a mesma idéia que vimos desenvolvendo sobre a função dos textos, no trabalho de ensino e aprendizagem da língua. Qual é?
O texto aparece como grande propiciador de experiência de linguagem. Na medida em que não aceita as falas dos alunos, que tem implícita a percepção de que trabalho com texto não é trabalho com a língua, ela firma posição e sentido contrário: o texto é, mesmo, o centro das experiências com a linguagem.

07) Você concorda com a opinião expressa pela autora, no último parágrafo, quanto à resistência às práticas alternativas? Justifique.
Acreditamos que o professor recém formado precisa de apoio e oportunidade para desenvolver as suas propostas.

As cursistas fizeram então, a avaliação da oficina.

De Gestar II Tenente Portela


Como tema solicitei que lessem as unidades 15 e 16 do livro TP4 que trará como tema “Mergulho no texto”. Fizemos ainda alguns comentários sobre este tema e assim encerramos.

De Gestar II Tenente Portela


De Gestar II Tenente Portela

Um comentário:

  1. Ler é o que tem de melhor! São lindas as palavras de Clarice Pacheco, Carlos Drummond de Andrade e Voltaire sobre a leitura.

    ResponderExcluir